sexta-feira, 19 de outubro de 2012

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) foram
elaboradas a partir de ampla escuta a educadores, movimentos sociais, pesquisadores
e professores universitários, que expuseram suas preocupações e anseios em relação à
Educação Infantil, considerando já haver conhecimento consistente acerca do que
pode fundamentar um bom trabalho junto às crianças. Elas destacam a necessidade de
estruturar e organizar ações educativas com qualidade, articulada com a valorização
do papel dos professores que atuam junto às crianças de 0 a 5 anos. Estes são
desafiados a construir propostas pedagógicas que, no cotidiano de creches e pré
3.
OS OBJETIVOS GERAIS E A FUNÇÃO SOCIOPOLÍTICA E PEDAGÓGICA DAS
INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
As novas DCNEIs consideram que a função sociopolítica e pedagógica das unidades de
Educação Infantil inclui (Resolução CNE/CEB nº 05/09 artigo 7º):
a. Oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos
civis, humanos e sociais.
b. Assumir a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e
cuidado das crianças com as famílias.
c.
Possibilitar tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças
quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.
d.
Promover a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de
diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às
possibilidades de vivência da infância;
e. Construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas
escolas,
deem voz às crianças e acolham a forma delas significarem o mundo e a si
mesmas.

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